Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista InFor?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

A InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, é instrumento de divulgação acadêmico-científico do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista – NEaD/Unesp. Trata-se de publicação semestral (de fluxo contínuo) com o propósito de oferecer ao público trabalhos relacionados aos temas da Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. O objetivo da revista é privilegiar a publicação de artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados, bem como, de textos de elevada qualidade apresentados em eventos reconhecidos. Publica prioritariamente trabalhos relacionados à Inovação e Formação, em português, inglês e espanhol, podendo ser publicados anais de eventos relacionados com a temática da revista. Os trabalhos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. 

Ao submeter seu trabalho, por favor, observe nossos checklist, Diretrizes para Autores, Condições de submissão, Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade:

 

Checklist

1

Consultar Foco e Escopo e garantir que o manuscrito esteja relacionado com um dos temas: Tecnologia, Inovação, Inclusão ou Formação

2

Consultar as Diretrizes para Autores

 

3

Preparar o manuscrito a partir do Modelo 001 – InFor

 

4

Preencher a Folha de rosto – modelo, Passo 4 da Submissão (A indicação de nomes de avaliadores/pareceristas é opcional)

 

5

Preencher a Declaração de direitos autorais – modelo, imprimir, assinar e digitalizar, submeter no Passo 4 da Submissão

 

6

Consultar as Condições de submissão

 

7

Iniciar a submissão

 

 

Diretrizes para Autores

 

Natureza

Norma adotada

Aplicação

Quantidade de manuscritos em tramitação

 

Cada autor poderá ter um (1) manuscrito em tramitação, considerando o início da submissão e a publicação final.

Editor de texto

Microsoft Word, OpenOffice ou semelhante

Suporte para envio do artigo. As extensões devem ser mantidas entre (.doc e .docx)

Tamanho dos manuscritos

ABNT

  1. Artigos [Manuscrito inédito que apresente resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área]: de 5.000 a 10.000 palavras
  2. Anais de eventos: próprio de cada evento

Modelo para preparação do manuscrito

ABNT NBR6022:2003 - Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação, entre outras

Modelo 001 – InFor, ANJ, 09 XI 2016. Modelo para preparação do manuscrito – Artigo científico InFor – Inovação e Formação – Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp

Ética na pesquisa e conflito de interesses

Ética na pesquisa - UnespCódigo de Ética - UnespÉtica e integridade na prática científica - CNPqBoas práticas científicas - Fapesp

Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas. Caso a pesquisa desenvolvida e/ou a publicação do artigo venha a gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o(a) autor(a) deve declarar que não foram omitidas informações relativas a órgãos e/ou instituições financiadores.

Declaração de Direitos Autorais

Lei do Direito Autoral [L9610/1998]Manual de Propriedade Intelectual - Unesp

Declaração de direitos autorais - modelo

Todo o conteúdo do periódico, salvo onde estiver identificado, está licenciado a partir da Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0. Todo o conteúdo pode ser copiado e distribuído em qualquer meio e formato, nunca comercializado, desde que a fonte seja citada e o compartilhamento continue a ser feito pela mesma licença.

Política de privacidade

Política de privacidade - Unesp

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para finalidade de publicação, em hipótese alguma serão disponibilizados para outras ações.

Folha de rosto

Folha de rosto - modelo

Documento que auxilia no processo de avaliação cega

Normalização

ABNT NBR10520 e ABNT NBR6023; Mecanismo Online para Referências (More)

Citações e referênciasMoreTutorial Hyperlink Citação-Referência

Ilustração

ABNT NBR14724

Qualquer que seja o tipo de ilustração, devem ser submetidos em tonalidades de cinza, apresentados no fluxo do texto, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

As imagens deverão ser digitalizadas com 300 dpi, nos formatos TIFF ou JPG.

IBGE, Normas de apresentação tabular, 3. ed. 1993

Tabelas

Formatação

ABNT NBR6022

  1. Fontes: Arial/Times New Roman (Pré-textual, Textual e Pós-textual);
  2. Tamanhos: Corpo do texto (12), Títulos e subtítulos (12), Resumo (12) [apenas para artigos, não ultrapassar 250 palavras, no idioma do artigo e em inglês. De três (3) a cinco (5) palavras-chave, no idioma do artigo e em inglês], Citação direta (11), Nota de fim (10), Ilustrações e tabelas (legenda [título] (12), dados do interior das ilustrações (11), fonte (11)), Agradecimentos (12), Referências (12);
  3. Título. Arial/Times New Roman, tamanho 12, centralizado, negrito, máximo de 20 palavras no idioma do artigo e inglês;
  4. Resumo. Sem parágrafo, espaçamento simples entre linhas. Negrito para os termos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords;
  5. Intertítulos [Títulos e subtítulos]. Alinhados à esquerda, negrito;
  6. Corpo do texto. Parágrafo de 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, justificado;
  7. Agradecimentos. Sem parágrafo, espaçamento simples entre linhas, no fim do texto;
  8. Referências. Alinhadas à esquerda, espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço duplo, ordem alfabética crescente, destaque itálico para títulos.

Palavras-chaves/Keywords

 

Thesaurus Brasileiro da Educação (Inep); Unesco Thesaurus

Ortografia e Gramática

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Conteúdo textual

Comunicação científica

1. Estrutura do artigo científico;

2. Preparo para a redação do artigo científico;

3. O resumo de um artigo científico;

4. A introdução de um artigo científico;

5. A seção de método de um artigo científico;

6. A seção de resultados de um artigo científico;

7. A seção de discussão de um artigo científico.

Trata-se da série Comunicação científica, iniciativa do professor emérito da Universidade de Brasília, Mauricio Gomes Pereira. A série apresenta de maneira clara e didática os esforços do autor na orientação e elaboração de artigos científicos. A InFor recomenda a leitura, consulta e aplicação.

Avaliação

Duplo-cego

Os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas independentes, permanentes ou indicados pelo Conselho Editorial da InFor ligados as diferentes áreas de atuação da Inovação e Formação.

 

A InFor se reserva o direito, na medida do possível, de examinar a qualidade textual dos manuscritos através do software Turnitin.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição de meu trabalho é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor").
  2. O arquivo do manuscrito preparado por mim está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. As URLs constantes de meu trabalho e que compõe as referências foram informadas quando possível.
  4. Meu texto se encontra com formatação de: espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. Meu texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Para o caso de submissão de meu trabalho a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas por mim.
  7. Preparei meu manuscrito (arquivo do artigo) com boa redação (norma culta da língua), formatei a estrutura e normalizei as citações e referências a partir das normas da ABNT. Não identiquei o arquivo com nenhuma menção ao meu nome enquanto autor e de meus coautores (quando for o caso). Irei submeter este arquivo no Passo 2. Transferência do manuscrito do processo de Submissão.
  8. Preparei a Folha de rosto com dados de identificação de meu trabalho. Estou ciente que a indicação de avaliadores é facultativa e devo evitar indicar nomes que possam causar conflito de interesse. Irei submeter a folha de rosto no Passo 4. Transferência de documentos suplementares do processo de Submissão.
  9. Preparei a Declaração de direitos autorais, li, preenchi, imprimi, assinei, digitalizei e irei submeter a Declaração no Passo 4. Transferência de documentos suplementares do processo de Submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos patrimoniais à InFor - Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à aceitação e continuidade de uso da licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O primeiro autor deverá acessar a Declaração de direitos autorais e conforme o modelo disponibilizado deverá preencher, imprimir, assinar e digitalizar a folha contendo as assinaturas na declaração de cessão dos direitos autorais por todos os autores e incluir como documento suplementar. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.