O processo de tutoria e desenvolvimento da ação pedagógica no V Curso de Especialização Continuada e a Distância: Relato de experiências

Amaralina Miranda de Souza, Ana da Costa Polonia, Leyvijane Albuquerque, Simone Bordallo de Oliveira Escalante

Resumo


O presente trabalho relata uma experiência exitosa do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância, destacando a tutoria, em especial, aquela que possibilita resgatar os princípios teóricos que subsidiam a Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Sobretudo, refletidos na prática de tutoria, envolvendo os seguintes atores: coordenação geral, coordenadora de tutoria, tutora presencial e assistente pedagógica, que se constituíram como um grupo de trabalho para desenvolverem atividades em conjunto e articuladas com as tutoras e os professores autores, sob a supervisão da coordenação geral do curso. Assim, o diferencial de uma equipe pedagógica organizada e integrada, favoreceu a defesa de 110 trabalhos finais de Curso.

Palavras-chave


Tutoria; Formação Continuada; Formação a Distância; Ação pedagógica

Referências


ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Questões da Nossa Época).

EMERENCIANO, M. S. J.; SOUSA, C. A. L.; FREITAS, L. G. Ser presença como educador, professor e Tutor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais ... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2010.

FIORENTINI, L. Aprender e ensinar com tecnologias, a distância e/ou em ambiente virtual de aprendizagem. SOUZA, A. M., FIORENTINI, RODRIGUES, L. M. R.; M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.118-136.

RAMOS, W. M.; MEDEIROS, L. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): desafios da construção do ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. SOUZA, A. M., FIORENTINI, RODRIGUES, L. M. R.; M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

SANTOS, E. M.; OLIVEIRA NETO, J. D. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 2, n.2, p. 1-28, 2009.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. rev., atual., e ampl. São Paulo: Érica, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 InFor

       

InFor - Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp by IEP³ - Unesp e Reitoria da Unesp is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os direitos reservados ao Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³), à Unesp e seus autores.

Based on a work at ojs.ead.unesp.br

infor.nead [arroba] unesp.br

ISSN 2525-3476