Estratégias para Inclusão Social e Digital na Educação de Jovens e Adultos

Matheus Augusto Mendes Amparo, Klaus Schlünzen Junior, Camila Rodrigues Costa

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2013 e 2014 que teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de um programa de intervenção em informática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista o desenvolvimento da inclusão social e digital dos educandos. No presente artigo, apresentamos as estratégias de ensino desenvolvidas que compuseram o programa de intervenção que teve como meta o desenvolvimento da Inclusão Social e Digital de estudantes do primeiro segmento de uma sala de EJA de uma escola municipal da cidade de Presidente Prudente-SP. Participaram do estudo cinco estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 26 e 63 anos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevista, formulário e observação participante por meio de uma pesquisa de cunho interventiva. Os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo. As estratégias desenvolvidas que compuseram o programa de intervenção foram fundamentais e contribuíram no processo de aprendizagem dos estudantes e colaboraram, ainda que de forma inicial, para a inclusão social e digital dos sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Informática na Educação; Inclusão Social e Digital

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