Professores que ensinam Matemática: considerações acerca da Inclusão Escolar a partir de duas pesquisas

Erica Aparecida Capasio Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Ivete Maria Baraldi

Resumo


Neste artigo, esboçamos uma compreensão da importância
da formação do professor em relação à inclusão escolar, a partir de
duas pesquisas de mestrado já concluídas, Rosa (2013) e Rosa (2014),
que utilizam narrativas dos professores que ensinam Matemática. Ambas
as pesquisas estão vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp –
Campus Rio Claro). Neste artigo, trazemos considerações acerca da
inclusão escolar e, na fase de análise, esboçamos nossas percepções sobre
os discursos (heterogêneos) entre os professores de Matemática e as
professoras de educação especial, sujeitos das pesquisas. Identificamos a importância de se ter uma formação acerca da educação inclusiva
escolar para que se possa atender adequadamente alunos com alguma
necessidade educacional especial.

Palavras-chave


Narrativas; Educação Matemática; Formação de Professores; Inclusão.

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