A percepção da avaliação na aprendizagem na modalidade do ensino a distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe

Erika Bataglia Costa, Alexsandro Soares Barros

Resumo


Esse trabalho teve como finalidade compreender a percepção da avaliação da aprendizagem na modalidade do ensino à distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe, com o objetivo de verificar se a carga horaria é, na visão dos alunos, suficiente e se a forma como foram feitas as avaliações das disciplinas favoreceu o aprendizado, atentando para isso aos elementos avaliativos, sendo eles o fórum de discussão pra disciplinas de até 12 horas/aula e para disciplinas com mais de 12 horas/aula, além do fórum de discussão, uma tarefa. Para embasamento teórico deste trabalho, foram utilizados os textos de Luckesi (2008), Vidal (2010), Maia (2010) e outros, bem como o Censo da Educação Superior (2013) – INEP, e a legislação vigente sobre a estruturação matrizes curriculares dos cursos de formação inicial e continuada da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/Ce. Como metodologia aplicada fez-se uso da pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico foi a pesquisa in loco com os alunos que participaram do Curso de habilitação a Sargento da PMCE. Após analisar as respostas ao questionário proposto e a percepção da avaliação da aprendizagem, constatou-se que o a aplicabilidade do curso no ambiente virtual proporcionou uma experiência de autonomia e aprendizagem, associado a instrumentos de avaliação, e que diretamente possa a ter como resultado, um melhor desempenho em suas funções do dia a dia da atividade policial militar. 


Palavras-chave


educação;educação a distância; avaliação; avaliação em ead; tecnologias digitais da informação e comunicação;

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