Família e gestão democrática no contexto de uma educação especial inclusiva

Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Aletéia Cristina Bergamin, Angélica Maria Teodoro Cunha, Raissa Viviani Silva, Victor Alexandre Barreto da Cunha, Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Resumo


A escola tem sido alvo de diferentes investigações, dentre elas, a participação da família na comunidade escolar. No entanto, esta participação ainda é vista como estranha, apesar de prevista na legislação. O artigo integra o projeto “Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos Público Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru” no Estado de São Paulo e objetivou analisar se a gestão escolar é democrática e inclusiva. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas, com 683 pais participantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, sendo analisadas quantitativamente 18 questões sobre gestão, inclusão e bullying. Os resultados apontam que os pais têm uma visão positiva da escola, mas não se sentem parte da comunidade escolar. Os pais concordam que os alunos com deficiência são aceitos e que, em relação ao bullying, há suporte escolar. Conclui-se que, apesar da visão positiva dos pais, as escolas ainda não conseguiram implementar uma gestão democrática e participativa com o envolvimento das famílias.


Palavras-chave


Inclusão Escolar. Família. Educação Especial.

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