A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia

Jéssica Anese Nicola, Catiane Mazocco Paniz

Resumo


Ainda hoje, a educação apresenta inúmeras características de um ensino tradicional, com a ideia de que somente o professor tem conhecimento enquanto os saberes dos alunos não são considerados. Devido a isso, com o passar do tempo os alunos podem perder o interesse pelas aulas, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não são utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Existem diversos meios e recursos que podem tornar a aula mais atrativa, e que, desde que sejam bem utilizados, contribuem para que aluno tenha interesse pelo conteúdo trabalhado e assim construa conhecimentos. No entanto, por diversos motivos muitos professores não fazem uso destes recursos, seja por falta de estrutura, tempo ou por não acreditarem que esse pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da utilização de entrevistas com professores de Ciências e Biologia de escolas públicas a importância da utilização de diferentes recursos no ensino de ciências e de biologia. As análises foram realizadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), e os resultados demostram que o uso de metodologias e recursos diferentes proporcionam aos alunos ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem, os mesmos sentem-se motivados e se mostram mais interessados quando neles é despertado a vontade da construção de conhecimento.


Texto completo:

PDF RESUMO07.MP3 COMPLETO07.MP3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 InFor

             

InFor - Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp by CDeP3 - Unesp e Reitoria da Unesp is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os direitos reservados à Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3), à Unesp e seus autores.

Based on a work at ojs.ead.unesp.br

infor.cdep3 [arroba] unesp.br

ISSN 2525-3476