Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, RTF, or WordPerfect document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines which is found in About the Journal.
- If submitting to a peer-reviewed section of the journal, the instructions in Ensuring a Blind Review have been followed.
Artigos
Parte de uma publicação com autoria declarada, deve apresentar ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas áreas do conhecimento definidas pela InFor e suas temáticas: Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. Artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados em Portugês, Inglês e Espanhol.Dossiê Temático
Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e ao fato de abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista InFor. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.
A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:
- O(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação/evento ou origem do material). Os autores devem seguir as Diretrizes para autores da InFor para o momento da submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.
- Somente serão aceitos artigos com no máximo três (3) autores graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.
- Os organizadores são responsáveis por enviar e revisar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e Inglês.
- Os artigos devem conter de 5 mil a 8 mil palavras, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto (ABNT).
- Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter também, como documentos suplementares, as Folhas de rosto e os Termos de cessão de direitos autorais assinados e digitalizados; Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma OJS (InFor) de submissão.
Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.
A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:
1. Breve ementa do Dossiê.
2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.
3. Eixo temático do Dossiê: deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.
4. Nome de cada artigo e autores – nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes). O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 10 (máximo) artigos.
5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutor. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista (infor.iep3 [arroba] unesp.br).
Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma on-line da revista e serão avaliados por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.
É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação:
1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);
2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão.
3. Providenciar a impressão, preenchimento, assinatura, digitalização e envio da Folha de rosto e do Termo de direitos autorais.
Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Modelo:
Dossie-Responsável-Título:
Dossie-Fulano-Titulo
Todos os artigos serão obrigatoriamente revisados, editorados e avaliados.
Informações: infor.iep3 [arroba] unesp.br
Copyright Notice
A publicação do artigo implica a cessão integral dos direitos patrimoniais à InFor - Inovação e Formação - Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à aceitação e continuidade de uso da licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O primeiro autor deverá acessar a Declaração de direitos autorais e conforme o modelo disponibilizado deverá preencher, imprimir, assinar e digitalizar a folha contendo as assinaturas na declaração de cessão dos direitos autorais por todos os autores e incluir como documento suplementar. As declarações de autorização para divulgação de imagens são de responsabilidade exclusiva dos autores.