Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição de meu trabalho é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor").
  • O arquivo do manuscrito preparado por mim está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF com tamanho máximo de 100 MB.
  • As URLs constantes de meu trabalho e que compõe as referências foram informadas quando possível.
  • Meu texto se encontra com formatação de: espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Meu texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.
  • Para o caso de submissão de meu trabalho a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas por mim.
  • Preparei meu manuscrito (arquivo do artigo) com boa redação (norma padrão da língua), formatei a estrutura e normalizei as citações e referências a partir das normas da ABNT. Não identiquei o arquivo com nenhuma menção ao meu nome enquanto autor e de meus coautores (quando for o caso). Irei submeter este arquivo no Passo 2. Transferência do manuscrito do processo de Submissão.
  • Preparei a Folha de rosto com dados de identificação de meu trabalho. Estou ciente que a indicação de avaliadores é facultativa e devo evitar indicar nomes que possam causar conflito de interesse. Irei submeter a folha de rosto no Passo 4. Transferência de documentos suplementares do processo de Submissão.
  • Preparei a Declaração de direitos autorais, li, preenchi, imprimi, assinei, digitalizei e irei submeter a Declaração no Passo 4. Transferência de documentos suplementares do processo de Submissão.

Diretrizes para Autores

A InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, é instrumento de divulgação acadêmico-científico do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3) da Unesp. Trata-se de publicação semestral (de fluxo contínuo) com o propósito de oferecer ao público trabalhos relacionados aos temas da Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. O objetivo da revista é privilegiar a publicação de artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados, bem como, de textos de elevada qualidade apresentados em eventos reconhecidos. Publica prioritariamente trabalhos relacionados à Inovação e Formação, em português, inglês e espanhol. Os trabalhos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. 

Ao submeter seu trabalho, por favor, observe nossos checklist, Diretrizes para Autores, Condições de submissão, Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade:

  1. Consultar Foco e Escopo e garantir que o manuscrito esteja relacionado com um dos temas: Tecnologia, Inovação, Inclusão ou Formação
  2. Consultar as Diretrizes para Autores
  3. Preparar o manuscrito a partir do Modelo 001 – InFor (tamanho máximo do arquivo 100 MB) 
  4. Preencher a Folha de rosto – modelo, Passo 4 da Submissão
  5. Preencher a Declaração de direitos autorais – modelo, imprimir, assinar e digitalizar, submeter no Passo 4 da Submissão
  6. Consultar as Condições de submissão
  7. Iniciar a submissão

DIRETRIZES PARA AUTORES

Quantidade de manuscritos em tramitação

  • Aplicação: Cada autor poderá ter um (1) manuscrito em tramitação, considerando o início da submissão e a publicação final (tamanho máximo do arquivo 100 MB).

Editor de texto

  • Norma adotada: Microsoft Word, OpenOffice ou semelhante
  • Aplicação: Suporte para envio do artigo. As extensões devem ser mantidas entre (.doc e .docx)

Tamanho dos manuscritos

  • Norma adotada: ABNT
  • Aplicação: Artigos [Manuscrito inédito que apresente resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área]: de 5.000 a 8.000 palavras.

Modelo para preparação do manuscrito

  • Norma adotada: ABNT NBR6022:2003 - Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação, entre outras
  • Aplicação: Modelo 001 – InFor, ANJ, 09 XI 2016. Modelo para preparação do manuscrito – Artigo científico InFor – Inovação e Formação – Revista do Núcleo de Educação a Distância da Unesp

Ética na pesquisa e conflito de interesses

Declaração de Direitos Autorais

Política de privacidade

  • Norma adotada: Política de privacidade - Unesp
  • Aplicação: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para finalidade de publicação, em hipótese alguma serão disponibilizados para outras ações.

Folha de rosto

Normalização

Artigos

Parte de uma publicação com autoria declarada, deve apresentar ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas áreas do conhecimento definidas pela InFor e suas temáticas: Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. Artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados em Portugês, Inglês e Espanhol.

Dossiê Temático

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e ao fato de abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista InFor. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

  • O(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação/evento ou origem do material). Os autores devem seguir as Diretrizes para autores da InFor para o momento da submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.
  • Somente serão aceitos artigos com no máximo três (3) autores graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.
  • Os organizadores são responsáveis por enviar e revisar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e Inglês.
  • Os artigos devem conter de 5 mil a 8 mil palavras, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto (ABNT).
  • Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter também, como documentos suplementares, as Folhas de rosto e os Termos de cessão de direitos autorais assinados e digitalizados; Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma OJS (InFor) de submissão.

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

1. Breve ementa do Dossiê.

2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores – nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes). O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 10 (máximo) artigos.

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutor. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista (infor.iep3 [arroba] unesp.br).

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma on-line da revista e serão avaliados por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação:

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão. 

3. Providenciar a impressão, preenchimento, assinatura, digitalização e envio da Folha de rosto e do Termo de direitos autorais.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.

Modelo:

Dossie-Responsável-Título:

Dossie-Fulano-Titulo

Todos os artigos serão obrigatoriamente revisados, editorados e avaliados.

 

Informações: infor.iep3 [arroba] unesp.br


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.