Influência das relações familiares no desenvolvimento da linguagem do estudante com surdez na Educação de Jovens de Adultos

Authors

  • Elifas Trindade De Paula
  • Maria Cândida Soares Del-Masso Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Professora

Keywords:

Deficiência Auditiva, LIBRAS, Família.

Abstract

Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como o estudante surdo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) avalia o uso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelos membros de sua família como suporte do seu processo de aprendizagem. Participaram da pesquisa cinco (5) estudantes com idade entre 21 e 60 anos que responderam questões abertas sobre a comunicação no contexto familiar e extrafamiliar. Os dados obtidos demonstram que o desconhecimento da língua de sinais limita a comunicação e, consequentemente, o desenvolvimento do estudante surdo. Constatou-se que a escola, ainda que de modo incipiente, oferece oportunidades aos familiares para a aprendizagem da língua de sinais, o que já pode ser
considerado um efeito das políticas públicas implementadas a partir do reconhecimento legal da língua de sinais como natural dos surdos, em 2002. Observou-se ainda que, apesar da baixa adesão aos projetos das famílias envolvidas, notou-se o protagonismo dos surdos na busca de outros espaços para as trocas e comunicações, em especial nas escolas e nas igrejas. Considerando que todos os entrevistados nasceram antes do reconhecimento da LIBRAS como língua natural dos surdos e da implementação de um conjunto de políticas públicas, a pesquisa sugere estudos complementares para avaliar os efeitos dessas políticas e como elas contribuem para o desenvolvimento do estudante surdo.

Author Biographies

Elifas Trindade De Paula

Professor de História da Rede Pública Municipal de São Paulo, possui graduação em história, pela Universidade Braz Cubas-UBC, Padagogia pela Universidade Nove de Julho- Uninove, Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiências Multiplas, pela Universidade Mackenzie e Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez, pele Universidade Estadual de São Paulo- Unesp.

Maria Cândida Soares Del-Masso, Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Professora

Maria Candida Soares Del-Masso é doutora em Educação pela USP. Atualmente, é coordenadora editorial e editora adjunta no Núcleo de Educação a Distância da Unesp. Foi Professora assistente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP. Líder do grupo de estudos e pesquisas Inclusão Social. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (Cepis/Unesp). Coordenadora do Projeto da Livraria Unesp Móvel da Fundação Editora da Unesp.

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Published

2018-12-30

How to Cite

De Paula, E. T., & Del-Masso, M. C. S. (2018). Influência das relações familiares no desenvolvimento da linguagem do estudante com surdez na Educação de Jovens de Adultos. InFor, 4(2), 195–214. Retrieved from https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/465

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