O Sistema Braille e a formação do professor: o acesso à leitura e a escrita por pessoas cegas

Autores/as

  • Luciane Maria Molina Barbosa Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté/SP
  • Andre Luiz da Silva Universidade de Taubaté (Unitau), Instituto Básico de Humanidades, Taubaté/SP
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté (Unitau), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Taubaté/SP http://orcid.org/0000-0002-2229-0630

Palabras clave:

Formação de Professores. Sistema Braille. Pessoas Cegas.

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo discorrer acerca da leitura e escrita para pessoas cegas e sua importância para o acesso à informação, corroborando a necessidade de investimento na formação do professor. Foi feita uma pesquisa bibliográfica utilizando-se materiais em Braille, digitalizados ou artigos científicos online. A literatura apresenta que a alfabetização em Braille proporciona a autonomia intelectual, sendo um recurso essencial na formação da pessoa cega. O professor deve atentar às peculiaridades do sistema Braille para que o ensino-aprendizagem seja satisfatório. A educação das pessoas com deficiência visual não pode ser apenas definida pelo padrão adotado pela visão, pois “enxergar” implica em perceber também os estímulos táteis. Conclui-se que as pessoas que enxergam aprendem a lidar com diversas situações corriqueiras, observando o ambiente e relacionando-se com os outros e com a informação e que é preciso possibilitar essas experiências também à pessoa que não enxerga. O aprendizado do Braille cumpre o papel de inserir a pessoa cega no mundo das palavras e na formação do pensamento abstrato, ampliando o repertório conceitual e tornando-a mais autônoma. A impossibilidade de desempenhar esses papéis pode tornar a pessoa cega insatisfeita e isolada o que trará prejuízos ao seu desenvolvimento e participação social.

 

Biografía del autor/a

Luciane Maria Molina Barbosa, Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté/SP

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté - UNITAU; Especialista em atendimento Educacional Especializado - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP-SP; Especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade - Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI-MG; Pedagoga - Organização Guará de Ensino; Docente Braillista com atuação na educação especial inclusiva e na formação de professores da educação básica; Consultora em audiodescrição; Atuação com políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba; foi presidente do COMDEFI - Conselho da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba; Venceu o IV Prêmio Sentidos na categoria júri popular por causa de sua atuação no segmento da inclusão e diversidade. Tutora eletrônica de disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura no Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté - EPTS-UNITAU.

Andre Luiz da Silva, Universidade de Taubaté (Unitau), Instituto Básico de Humanidades, Taubaté/SP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências da Religião (2003) e doutorado em Ciências Sociais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor assistente de sociologia do Instituto Básico de Humanidades, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporâneas e professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. É pesquisador colaborador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC-SP. Tem experiência na área de Antropologia Urbana e Sociologia da Cultura. Pesquisa os seguintes temas: conflito simbólico e desenvolvimento, religiosidade, identidade e diversidade cultural, cultura popular, mediação cultural e políticas públicas sociais e culturais .

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté (Unitau), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Taubaté/SP

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da UNITAU e do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Supervisora Pedagógica de Objetos de aprendizagem da Educação à Distância da EPTS-UNITAU. É docente do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

 

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Publicado

2019-11-22

Cómo citar

Barbosa, L. M. M., Silva, A. L. da, & Souza, M. A. de. (2019). O Sistema Braille e a formação do professor: o acesso à leitura e a escrita por pessoas cegas. InFor, 5(1), 49–71. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor4603v5n12019

Número

Sección

Artigos