Formação Continuada para Docentes: uma Proposta de Especialização Em Educação Tecnológica

Autores

  • Maria Esther Provenzano Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, RJ, Brasil
  • Simone Regina de Oliveira Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação Continuada, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

Esta comunicação trata das possibilidades da formação continuada para docentes da Educação Básica. Tem como referência o Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Tecnológica, desenvolvido de forma semipresencial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro/CEFET/RJ em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro/CEDERJ, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC/CAPES). Foram investigados possibilidades e desafios da formação de professores-cursistas, no ambiente de aprendizagem Moodle, utilizando-se como referenciais teóricos autores que formulam concepções no campo da comunicação, dialogicidade e interatividade em uma perspectiva crítica. Devido a suas especificidades, optamos pela metodologia descritiva, na perspectiva qualitativa. Trata-se de um estudo bibliográfico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formação contínua dos professores, bem como para a importância da Educação a Distância, sobretudo, como forma de interiorizar o acesso aos docentes que atuam fora do centro do Estado do Rio de Janeiro. Concluímos que a formação do professor por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem sendo uma possibilidade de melhoria do ensino e de acesso a níveis mais elevados da carreira.

Biografia do Autor

Maria Esther Provenzano, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, RJ, Brasil

Maria Esther Provenzano é doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Chefe da Divisão de Projetos Educacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro. Na mesma instituição, coordena a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Simone Regina de Oliveira Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, RJ, Brasil

Simone Regina de Oliveira Ribeiro é mestra em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Técnica em Assuntos Educacionais na Divisão de Projetos Educacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro. Professora lotada na Prefeitura de Duque de Caxias e Tutora a distância.

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Provenzano, M. E., & Ribeiro, S. R. de O. (2016). Formação Continuada para Docentes: uma Proposta de Especialização Em Educação Tecnológica. InFor, 1(1), 79–94. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/11

Edição

Seção

Artigos