Conteúdo de Estética da Música contemporânea em três currículos de graduação em Música na Educação a Distância

Autores

  • Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Luciana Carolina Fernandes de Faria Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Estética da música contemporânea, Educação a Distância, Formação de professores

Resumo

Na transição do século XIX para o século XX, emerge uma nova forma de compor, interpretar e apreciar música, recolocando sua função social enquanto arte, bem como a função do compositor, do intérprete e do ouvinte. Esta nova estética musical, chamada de música contemporânea, que é produzida, sobretudo, com o suporte de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), faz-se um importante aspecto a ser considerado na formação do educador musical. Paralelamente a essa questão, a Educação a Distância, que hoje no Brasil tem se firmado como uma opção bastante democrática de acesso aos cursos de graduação e ao saber, também se utiliza das TIC como meio de viabilizar o conhecimento. Assim, o presente artigo visa analisar o currículo de cursos de graduação em música na modalidade a distância oferecidos por três instituições brasileiras, UNB/UAB, UFSCar e UFRGS, e identificar a presença de conteúdos ligados à estética da música contemporânea. Essa corrente artística, além de ter o ambiente virtual de aprendizagem como meio favorável para seu desenvolvimento, pode contribuir na formação do educador musical por utilizar de forma criativa e rica o ciberespaço e as tecnologias computacionais.

Biografia do Autor

Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira é mestra em
Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do
curso de licenciatura em Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras
e Educação da Unoeste, Presidente Prudente. Integrante dos grupos de
pesquisa Paisagem Sonora, Cognição e Percepção e Educação a Distância
e Tecnologias Educacionais, ambos certificados pelo CNPq.

Luciana Carolina Fernandes de Faria, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Luciana Carolina Fernandes de Faria é mestra em Educação pela Unoeste, Presidente Prudente. Professora do curso de licenciatura em Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação da Unoeste. Professora da Escola Municipal de Artes Professor Jupyra Cunha Marcondes.

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Oliveira, P. L. L. M. G. de, & Faria, L. C. F. de. (2016). Conteúdo de Estética da Música contemporânea em três currículos de graduação em Música na Educação a Distância. InFor, 1(1), 61–78. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/10

Edição

Seção

Artigos