Estratégias para Inclusão Social e Digital na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Matheus Augusto Mendes Amparo Prefeitura de Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Camila Rodrigues Costa Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Informática na Educação, Inclusão Social e Digital

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2013 e 2014 que teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de um programa de intervenção em informática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista o desenvolvimento da inclusão social e digital dos educandos. No presente artigo, apresentamos as estratégias de ensino desenvolvidas que compuseram o programa de intervenção que teve como meta o desenvolvimento da Inclusão Social e Digital de estudantes do primeiro segmento de uma sala de EJA de uma escola municipal da cidade de Presidente Prudente-SP. Participaram do estudo cinco estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 26 e 63 anos. Para coleta de dados foram utilizadas entrevista, formulário e observação participante por meio de uma pesquisa de cunho interventiva. Os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo. As estratégias desenvolvidas que compuseram o programa de intervenção foram fundamentais e contribuíram no processo de aprendizagem dos estudantes e colaboraram, ainda que de forma inicial, para a inclusão social e digital dos sujeitos da pesquisa.

Biografia do Autor

Matheus Augusto Mendes Amparo, Prefeitura de Presidente Prudente, SP, Brasil

Matheus Augusto Mendes Amparo é mestre em Educação pela Unesp. Professor supervisor de projeto na área de Educação Especial do PIBID para o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Professor do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura de Presidente Prudente. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API).

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

Camila Rodrigues Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Camila Rodrigues Costa é Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Unimar. Integrante do grupo de pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (Unesp, Marília) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada (Unesp, Presidente Prudente).

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Amparo, M. A. M., Schlünzen Junior, K., & Costa, C. R. (2016). Estratégias para Inclusão Social e Digital na Educação de Jovens e Adultos. InFor, 1(1), 161–177. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/16

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