Saberes prévios dos estudantes: o ponto de partida para aprendizagem significativa na perspectiva da educação inclusiva
Palavras-chave:
Estratégias de ensino, Saberes prévios, Aprendizagem significativa, MatemáticaResumo
A oferta de um ensino de qualidade para todos na escola regular está amparada por lei. Para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, o professor deve refletir sobre as estratégias desenvolvidas em aula a fim de propor atividades que tenham sentido para os estudantes, de forma que esses possam construir uma aprendizagem significativa, de acordo com seus interesses e possibilidades. Para tal, a análise dos saberes prévios dos estudantes é fundamental. Nesta pesquisa, o objetivo estabelecido pelo professor/pesquisador de sua própria prática foi o de identificar o conhecimento matemático da turma para qual lecionava a fim de desenvolver atividades significativas para todos em aulas de Matemática. Para tal, entrevistou os estudantes e realizou rodas de conversas para identificação dos seus interesses, autoavaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. A análise dos dados coletados em sala de aula revelou que ao partir dos saberes prévios dos estudantes, bem como dos seus interesses e necessidades, o professor conseguiu propor atividades em que todos puderam participar das aulas e aprender Matemática de forma significativa.
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