Saberes prévios dos estudantes: o ponto de partida para aprendizagem significativa na perspectiva da educação inclusiva

Authors

  • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Keywords:

Estratégias de ensino, Saberes prévios, Aprendizagem significativa, Matemática

Abstract

A oferta de um ensino de qualidade para todos na escola regular está amparada por lei. Para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, o professor deve refletir sobre as estratégias desenvolvidas em aula a fim de propor atividades que tenham sentido para os estudantes, de forma que esses possam construir uma aprendizagem significativa, de acordo com seus interesses e possibilidades. Para tal, a análise dos saberes prévios dos estudantes é fundamental. Nesta pesquisa, o objetivo estabelecido pelo professor/pesquisador de sua própria prática foi o de identificar o conhecimento matemático da turma para qual lecionava a fim de desenvolver atividades significativas para todos em aulas de Matemática. Para tal, entrevistou os estudantes e realizou rodas de conversas para identificação dos seus interesses, autoavaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. A análise dos dados coletados em sala de aula revelou que ao partir dos saberes prévios dos estudantes, bem como dos seus interesses e necessidades, o professor conseguiu propor atividades em que todos puderam participar das aulas e aprender Matemática de forma significativa.

Author Biographies

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti é mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Colaborador do Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (Cpides/FCT/Unesp). Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) e do Núcleo de Educação Corporativa (NEC). Professor e orientador em Matemática nas redes privada e pública de ensino.

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

References

AUSUBEL, David P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BICUDO, Maria A. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1 (10), p. 18-23, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2014.

CHARNAY, Roland. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Tradução Juan Acuña Llorens. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 36-47.

LANUTI, José E. O. E. Educação Matemática e Inclusão Escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem significativa. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2015.

LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

MANTOAN, Maria T. É. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção: cotidiano escolar).

PAIS, Luiz C. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

POZO, Juan I.; CRESPO, Miguel A. G. A Solução de Problemas nas Ciências da Natureza. In: POZO, Juan et al. (Org.). A solução de problemas. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 67-102.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Escola de Tempo Integral. Oficina de Experiências Matemáticas Ciclos I e II, São Paulo: C.T.P., 2008.

SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista, contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. 2000. 212f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

Published

2016-06-13

How to Cite

Lanuti, J. E. de O. E., & Schlünzen Junior, K. (2016). Saberes prévios dos estudantes: o ponto de partida para aprendizagem significativa na perspectiva da educação inclusiva. InFor, 1(1), 211–226. Retrieved from https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/19

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)