Desafios da Inclusão: a gênese do trabalho e a prática profissional em um Centro de Educação Especializado

Autores

Palavras-chave:

Educação, Especial, Inclusão, Direitos, Acessibilidade, Recursos

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um estudo com base bibliográfica/documental de caráter teórico acompanhado de estudo empírico com a finalidade de identificar, conhecer e dar maior visibilidade à atuação desenvolvida pela instituição Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), recurso ligado à Secretaria Municipal de Educação de Atibaia que realiza atividades vinculadas à Inclusão escolar no município. Apresenta como base teórica o estudo acerca da Inclusão como um direito do estudante com deficiência ou com necessidades educacionais especiais e busca demonstrar os desafios enfrentados em transpor para a prática este paradigma, utilizando-se para tanto, de levantamento bibliográfico, revisão da literatura na área e legislação pertinente. Realizou-se ainda pesquisa de campo, por meio de entrevistas semidirigidas com três questões abertas, sendo que foram entrevistadas a gestora do CAADE, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Coordenadora Pedagógica de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, disponibilizando informações tanto de forma oral como documental acerca do Centro de Atendimento Educacional Especializado e do trabalho realizado por cada profissional com foco na Educação Especial e Inclusiva.

Biografia do Autor

Zolani Vieira Anastácio de Almeida, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Especialista em Violência Doméstica contra a criança e o adolescente. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Assistente Social. Servidora estadual no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Anastácio de Almeida, Z. V. (2020). Desafios da Inclusão: a gênese do trabalho e a prática profissional em um Centro de Educação Especializado. InFor, 6(2), 294–310. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/364

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Seção

Artigos