O uso de Metodologias Ativas no processo de aprendizagem: ensino disruptivo na graduação

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Tecnologias Digitais da Informação, Inovação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de alunos do curso de Administração, na disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão, que aborda especificamente os conteúdos de estatística. Para isso, foi feito um estudo de duas turmas, em uma se trabalhou um semestre com metodologias ativas: Peer Instruction, Flipped Classroom e Hands-on-Tec; e na outra com ensino tradicional, com aulas expositivas e avaliações convencionais (prova). Foi utilizada pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, aplicação de questionário para auferir a percepção da turma quanto ao uso das metodologias ativas com uso das TICs, e teste-t independente, com teste de Levene para igualdade de variância. Os testes evidenciaram que a turma que trabalhou com as metodologias ativas apresentou resultados diferentes, e superior na média das notas.

Biografia do Autor

Carlos Daniel da Silva, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF/Professor

Doutorando em educação pela Universidade Católida de Brasília (UCB), Mestre em educação (UCB) e Bacharéu em Economia. Especialista em Tecnologia e Inovação da Educação. Atualmente Coordenador e professor de cursos na área de gestão e negócios.

Pesquisador nas áreas de desenvolvimento regional e social, financiamento da educação, políticas da educação, metodologias ativas na educação.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Silva, C. D. da. (2020). O uso de Metodologias Ativas no processo de aprendizagem: ensino disruptivo na graduação. InFor, 6(2), 225–247. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/511

Edição

Seção

Artigos