Contornos do Currículo e a Integração de Tecnologias no Contexto da Política Pública Plan Ceibal Desenvolvida no Uruguai

Authors

Keywords:

Currículo e Tecnologias. Plan Ceibal. Computadores Portáteis. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Políticas Públicas.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a integração currículo e tecnologias digitais por meio de um retrato da pesquisa concluída que tomou como objeto a política pública Plan Ceibal desenvolvida no contexto da República Oriental do Uruguai, sob o argumento do uso dos computadores portáteis na educação aliados ao potencial de mobilidade e conexão à Internet. O método está fundamentado na grounded theory e teve como apoio o software NVivo 11. Ao final é apresentado o constructo teórico que decorre na emergência e análise dos achados, e conclui que a pesquisa apontou o papel preponderante e fundamental dos sujeitos na (re)construção de novos contextos experienciados com uso dos computadores portáteis aliados ao potencial de mobilidade e conexão à Internet, evidenciando indícios da integração entre currículo e tecnologias digitais e a emergência de web currículos.

Author Biography

Jayson Magno da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jayson Magno da Silva

Doutor em Educação; Pesquisador em Currículo, Tecnologias Digitais, Mobilidade e Políticas Públicas; Professor-Convidado, Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, Centro Universitário Senac-SP; Consultor em Educação, entre outras atividades profissionais

References

ALMEIDA, M. E. B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004.

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Endipe. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ALMEIDA, M. E. B. (Coord.). O currículo no século XXI – integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem. Relatório Técnico-Científico. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CNPQ. São Paulo: PUC-SP, CNPQ, 2013. Disponível em; http://www4.pucsp.br/gpcted/?. Acesso em 25 abr. 2020.

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.,

ALVES, R. M. e LEMOS, S. D. V. (org.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 20-38.

ALMEIDA, M. E. B. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 59/2, p. 526-46, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833. Acesso em: 30 dez. 2022.

ALMEIDA, M. E. B. et al. O currículo na cultura digital e a integração currículo e tecnologias. In: CERNY, R. Z. et al. (org.). Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, p.383-410. Disponível em: https://nupced.paginas.ufsc.br/files/2017/06/PDF_Formacao_de_Educadores_na_Cultura_Digital_a_construcao_coletiva_de_uma-proposta3.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Currículo e tecnologias: trajetórias convergentes ou divergentes? Coleção questões fundamentais da educação. v. 10. São Paulo: Paulus, 2011.

APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

BOBBIT, J. F. The curriculum: the Houghton Mifflin professional library for teachers and students of education. Theory and principles of education. Boston, Massachusetts: Hougton Mifflin, 1918.

CASSSIANI, S. H. B., CALIRI, M. H. L.; PELÁ, N. T. R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista latino-americana enfermagem, Ribeirão Preto, v.4, n.3, p.75-88, 1996.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2. p. 221-235, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em 30 dez. 2022.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

ESCUELA. Escuela de Extensión Pedagógica nº 172 - Jose Martí. Blog. Montevidéu: Escuela, 2020. Disponível em: http://escuela172josemarti.blogspot.com/. Acesso em: 20 maio 2020.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. The politics of education: culture, power and liberation. Westport, CT: Bergin and Garvey, 1985.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. A educação na cidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GIMENO SACRISTÁN, J. Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GOMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 119-48.

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GLASER, B. G. Theoretical sensitivy. Mill Valley: Sociology Press, 1978.

GLASER, B. G. HOLTON, J. Remodeling Grounded Theory. Forum Qualitative Sozial Research Sozialforschung, v. 5, n. 2, p. 1–22, 2004. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/607/1316. Acesso em: 30 dez. 2022.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago, IL: Aldine Publishing, 1967.

GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro. Trad. Eurize Caldas Pessanha e Marta Banducci Rahe. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.35, p. 241-252, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FgNMHdw8NpyrqLPpD4Sjmkq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022.

GREENE, M. Curriculum and consciousness: curriculum theorizing the reconceptualists. Berkeley, California: Mc Cutchan Publising, 1997.

JOHNSTON, L. Software and method: reflections on teaching and using QSR NVivo in doctoral research. International journal of social research methodology. v. 9, n. 5, 2006, p. 379-91.

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: a sourcebook of new methods. 2.ed. Thousand Oaks, Califórnia: Sage, 1994.

NEGROPONTE, N. Ser digital. México. DF: Océano, 1995.

NVIVO. NVivo 11 Starter for Windows. Introdução. QSR International, 2016. Disponível em http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo11/11.3.0/pt-BR/NVivo11-Getting-Started-Guide-Starter-edition-Portuguese.pdf. Acesso em 30 dez. 2022.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PACHECO, J. A.; PARASKEVA, J. M. As tomadas de decisão na contextualização curricular. Caderno de Educação, Pelotas, v.13, n. 8, p.7-18. 1999. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10207/1/As%20tomadas%20de%20decis%c3%a3o.pdf. Acesso em 30 dez. 2022.

RAMOS, M. A. S. Crianças, tecnologias e aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva. 2005. 312f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho. Braga, Portugal, 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6914. Acesso em: 14 jan. 2016.

RODRIGUEZ ZIDÁN, E.; TELIZ, F. Implementación del Plan Ceibal en Uruguay: reivisión de investigaciones y desafios de mejora. Revista Iberoamericana de Evalución Educativa, Madrid, v. 4, n. 2, 2011, p. 55-71.

RYAN, G. W.; BERNARD, H. R. Data management and analysis methods. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. 2.ed., 2000, p.769-802.

SILVA, J. M. O som da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo: a rádio na internet - voz, poder & aprendizagem. 2011. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação: currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2011.

SILVA, J. M. Currículo e tecnologias – a rádio na educação: o som da integração e a expressão da voz dos sujeitos do currículo no mundo digital. Saarbrücken, Deutschland: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

SILVA, J. M. Os colegas de classe na escola ubíqua: integração currículo, tecnologias digitais e mobilidade em contextos Brasil e Uruguai. 2017. 311f. Tese (Doutorado em Educação: currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2017.

SILVA, J. M. Editorial. Revista Mais Educação, São Caetano do Sul, v.3. n. 5. 2020a, p. 03. Disponível em: https://www.revistamaiseducacao.com/sumario-v3-n5-2020. Acesso em: 27 fev. 2021.

SILVA, J. M. A emergência da educação e do currículo na cultura digital em tempos de pandemia e distanciamento social. In: LACERDA, T. E.; TEDESCO, A. L. (org.). Educação em tempos de

COVID-19: desafios e possibilidades. v.1. 1.ed. Curitiba: Bagai, 2020b, p. 32-48. Disponível em: https://editorabagai.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Editora-BAGAI-Educacao-em-tempos-de-Covid-19-Volume-1.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

SILVA, J. M. Conectar-se, um direito humano! In: SILVA, J. M. Currículo e Tecnologias: o que podemos falar a respeito? Curitiba: Bagai, 2021. [No Prelo].

SILVA, J. M.; SILVA, M. G. M. Autoria no mundo digital: o currículo na voz dos sujeitos da aprendizagem. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 2., p. 191-199, 2013. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2028/1765. Acesso em: 30 dez 2022.

SILVA, J. M.; SILVA, M. G. M. Integração das tecnologias digitais ao currículo: a rádio na internet e a emergência de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (org.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014a, p. 73-89. Disponível em: https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo. Acesso em: 30 dez. 2022.

SILVA, J. M.; SILVA, M. G. M. A escola e o currículo em tempos de mobilidade e conexão: o uso dos computadores portáteis na educação. In.: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 3., 2014, Dourados. Anais dos Workshops do III CBIE. Universidade Federal de Grande Dourados, Dourados, MS: 2014b, p. 282-291. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/3227. Acesso em: 30 dez. 2022.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. 2.ed. Thousand Lage Daks, London: Sage Publications, 1990.

URUGUAI. Presidência da República Oriental do Uruguai. Decreto presidencial 144, de 18 de abril de 2007. Uruguai: Presidência da República Oriental, 2007.

URUGUAI. Presidência da República Oriental do Uruguai. Senado. Câmara de Representantes da República Oriental do Uruguai. Lei nº 18.437, publicada no DO de 16 de janeiro de 2009. Montevidéu, Uruguai: Senado, 2009.

URUGUAI. Administración Nacional de Educación Pública. Plan nacional del educación 2010-2030. Componente ANEP: aportes para su elaboración. Montevideo: ANEP, Unesco, 2010.

VAILLANT, D. Las políticas TIC en los sistemas educativos de América Latina: Caso Uruguay, Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. Buenos Aires: Unicef, 2013. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/investigacion/1747/politicas-tic-sistemas-educativos-america-latina-caso-uruguay. Acesso em 30 dez. 2022.

Published

2022-12-31

How to Cite

Silva, J. M. da. (2022). Contornos do Currículo e a Integração de Tecnologias no Contexto da Política Pública Plan Ceibal Desenvolvida no Uruguai. InFor, 7(1), 8–32. Retrieved from https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/1-535