Repositórios de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática: uma breve análise

Authors

  • Anderson Cangane Pinheiro Faculdade de Educação – Unesp/Bauru
  • Nijima Novello Rumenos Faculdade de Educação – Unesp/Bauru
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani Faculdade de Educação – Unesp/Bauru

Keywords:

Ensino de Ciências e Matemática, Repositórios, Objetos de Aprendizagem.

Abstract

Em virtude das atuais necessidades da educação contemporânea, há o surgimento de recursos didáticos de apoio ao ensino. Os objetos de aprendizagem (OA) podem ser qualquer recurso digital usado com objetivo educacional e como elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Devido à importância da área de ensino de Ciências e Matemática é essencial que os professores aos escolherem um OA saibam seu funcionamento, utilização e para qual público de alunos é mais adequado. Para tanto, foram analisados os seguintes repositórios de OA: A Plataforma Currículo +, o Banco Internacional de Objetos Educacionais e a Rived - Unifra, os quais são desenvolvidos e amplamente divulgados por órgãos educacionais. Os repositórios analisados apresentam característica multidisciplinar, abrangem diversos níveis de ensino, além de possuir fácil digitação e localização perante os mecanismos de busca e imagens nítidas. São atrativos e as orientações possibilitam sua fácil recuperação, inclusive pelos próprios alunos. Em relação aos metadados, eles apresentam boas descrições dos OA podendo facilitar a busca pelos professores. Em relação à função pedagógica, os OA analisados possibilitam articulação entre as diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, os repositórios analisados são indicados para o trabalho docente.

Author Biographies

Nijima Novello Rumenos, Faculdade de Educação – Unesp/Bauru

Graduada do curso de Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Patologia de invertebrados e Controle microbiano de insetos com ênfase em Biologia Molecular. Também participou de projetos voltados para a área da Educação, como o Pibid. Estudou na Universidade de Évora, Portugal, na área de Ensino e Educação em Ciências, no programa de Intercâmbio Empreendedorismo da USP. É mestre do programa de Educação, linha de pesquisa: Educação Ambiental, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Rio Claro. Atualmente faz pós- graduação, nível de doutorado, na Unesp, campus de Bauru, no programa Educação para a Ciência. Participa de grupos de pesquisa tais como "A temática Ambiental e o Processo Educativo da Unesp Rio Claro;GPEA fapesp; da Unesp de Bauru. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação; Ensino; Ensino de Ciências; Educação Ambiental.

Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Faculdade de Educação – Unesp/Bauru

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru.

References

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Published

2017-05-19

How to Cite

Pinheiro, A. C., Rumenos, N. N., & Tezani, T. C. R. (2017). Repositórios de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática: uma breve análise. InFor, 2(1), 266–288. Retrieved from https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor2120163

Issue

Section

Artigos