Professores que ensinam Matemática: considerações acerca da Inclusão Escolar a partir de duas pesquisas

Autores/as

  • Erica Aparecida Capasio Rosa Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Rio Claro, SP, Brasil
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Rio Claro, SP, Brasil
  • Ivete Maria Baraldi Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru, SP, Brasil

Palabras clave:

Narrativas, Educação Matemática, Formação de Professores, Inclusão.

Resumen

Neste artigo, esboçamos uma compreensão da importância
da formação do professor em relação à inclusão escolar, a partir de
duas pesquisas de mestrado já concluídas, Rosa (2013) e Rosa (2014),
que utilizam narrativas dos professores que ensinam Matemática. Ambas
as pesquisas estão vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp –
Campus Rio Claro). Neste artigo, trazemos considerações acerca da
inclusão escolar e, na fase de análise, esboçamos nossas percepções sobre
os discursos (heterogêneos) entre os professores de Matemática e as
professoras de educação especial, sujeitos das pesquisas. Identificamos a importância de se ter uma formação acerca da educação inclusiva
escolar para que se possa atender adequadamente alunos com alguma
necessidade educacional especial.

Biografía del autor/a

Erica Aparecida Capasio Rosa, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Rio Claro, SP, Brasil

Erica Aparecida Capasio Rosa é mestra em Educação Matemática pela Unesp. Integrante do grupo de pesquisa História Oral em Educação Matemática.

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Rio Claro, SP, Brasil

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa é mestra em Educação Matemática pela Unesp. É especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual pela Unirio.

Ivete Maria Baraldi, Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru, SP, Brasil

Ivete Maria Baraldi é doutora em Educação Matemática pela Unesp. É professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru-SP. Docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Educação para Ciências.

Citas

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Publicado

2016-06-14

Cómo citar

Rosa, E. A. C., Rosa, F. M. C. da, & Baraldi, I. M. (2016). Professores que ensinam Matemática: considerações acerca da Inclusão Escolar a partir de duas pesquisas. InFor, 1(1), 179–193. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/23

Número

Sección

Artigos