No caminho da autoria: criação de jogos educativos no PowerPoint por estudantes com altas habilidades ou superdotação

Autores/as

  • Fernanda Depizzol Paes Ferreira EMEF José Maria Whitaker, da Diretoria Regional de Educação de São Mateus/SP e EE Professora Carlina Caçapava de Mello da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP

Palabras clave:

Educação, Educação Especial, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Inclusão

Resumen

Cada vez mais crianças jogam vídeo games e jogos online por meio do computador. Nesta perspectiva, uma das causas apontadas para a dificuldade e o desinteresse pelo aprendizado é o fato de que a escola não utiliza a linguagem dos estudantes cujas vidas estão centradas na tecnologia. Sendo assim, nosso objetivo foi pesquisar e elaborar jogos educativos no PowerPoint para estudantes com AH/SD, com o intuito de estimular e desenvolver suas potencialidades, além de trabalhar com situações que desafiam os estudantes a buscarem novas soluções e estratégias no processo educativo. Após termos selecionados dois estudantes que apresentavam indicadores de AH/SD, eles responderam um questionário investigativo, que procurava traçar os interesses e suas habilidades em tecnologias, como computador, celular, internet e tablets, em seguida foram elaborados jogos para aprimorar e desenvolver suas habilidades. Durante a elaboração, pudemos observar como os estudantes estavam estimulados com a montagem e programação das fases e níveis dos jogos, e a cada etapa vencida da execução, mais eles apresentavam-se interessados em criar novos desafios e aprimoramento dos jogos. Acreditamos que, contribuímos para o desenvolvimento das potencialidades individuais dos estudantes com indicativos de AH/SD e proporcionamos a autoria de jogos educativos.

Biografía del autor/a

Fernanda Depizzol Paes Ferreira, EMEF José Maria Whitaker, da Diretoria Regional de Educação de São Mateus/SP e EE Professora Carlina Caçapava de Mello da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Possui graduação em PEDAGOGIA (2000), graduação em MATEMÁTICA (1998), graduação em FÍSICA (2008) e MESTRADO em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005), Especialização Lato Sensu em Saberes e Práticas da Física (AVM), Neurociência (Campos Elíseos), Educação Especial com ênfase de Altas Habilidades/Superdotação (UNESP) e em Ciência e Tecnologia (UFABC). Atualmente é professora de matemática (designada Professora Orientadora de Informática Educativa-POIE) da Prefeitura da Cidade de São Paulo, professora de Física/Ensino Médio da Rede de Ensino do Estado de São Paulo.

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Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Paes Ferreira, F. D., & Pedro, K. M. (2018). No caminho da autoria: criação de jogos educativos no PowerPoint por estudantes com altas habilidades ou superdotação. InFor, 4(1), 2–20. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/461

Número

Sección

Artigos