Proposta de validação de instrumento de pesquisa em educação: o estudo piloto e sua contribuição para a coleta definitiva

Autores/as

  • Mirian Vieira Batista Dias Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Doutoranda
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Docente e pesquisador

Palabras clave:

Instrumentos. Pesquisa. Análise. Estudo Piloto.

Resumen

Este artigo aborda a relevância da aplicação de um estudo piloto para o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa antecedendo à coleta definitiva de uma tese de doutorado em Educação. O escopo foi descrever e analisar as expectativas profissionais e acadêmicas de estudantes com deficiência matriculados no Ensino Médio, em um município de médio porte no Mato Grosso do Sul, a partir da percepção de agentes envolvidos (estudantes, professores e pais), no intuito de desvelar situações que possam advir nesse percurso e readequar a metodologia para a realização do estudo principal. Como instrumento, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, elaboradas previamente pelos pesquisadores, de modo a caracterizar os envolvidos, e encaminhadas para análise e contribuições de três juízes. Desse modo, foram apresentados os dados obtidos por meio das observações e percepções dos pesquisadores durante todo o processo, desde o planejamento da coleta inicial à reestruturação dos questionários (iniciais e finais), a partir das contribuições dos juízes. Os resultados mostram que o instrumento utilizado se apresentou como um recurso basilar para a análise do planejamento inicial e sua viabilidade para coleta definitiva dos dados, objeto de estudo da tese, assegurando que todos os aspectos significativos à pesquisa fossem analisados e avaliados, alinhando os procedimentos, as evidências e hipóteses levantadas. Assim, reafirma-se a importância do estudo piloto para ajustes à coleta definitiva no que tange à fidedignidade e o rigor de uma pesquisa científica, sustentados pela teoria da análise de conteúdo de Bardin.

Biografía del autor/a

Mirian Vieira Batista Dias, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Doutoranda

Mestre em Educação Especial. Especialista em Educação. Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP.

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Docente e pesquisador

Livre-Docente. Docente de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP.

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Publicado

2020-09-16

Cómo citar

Dias, M. V. B., & Silva, N. R. da. (2020). Proposta de validação de instrumento de pesquisa em educação: o estudo piloto e sua contribuição para a coleta definitiva. InFor, 6(1), 212–242. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/523