Framework de acessibilidade: construção de um protótipo para projetos de design educacional inclusivos na Educação a Distância

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Framework, Design Educacional

Resumo

Para o desenvolvimento do presente estudo foi estabelecido como objetivo geral apresentar elementos conceituais que podem contribuir para as adequações da acessibilidade na educação a distância, visando a estruturação de um framework que pode ser aplicado em projetos de design educacional. As bases conceituais estudadas foram: acessibilidade, design universal, ergonomia cognitiva e o sociointeracionismo. Para o desenvolvimento do estudo foi empregado o método da Design Science Research. O framework para a análise da acessibilidade foi organizado em quatro seções tendo como referência as bases conceituais estudadas e foram compostas da seguinte forma: na seção um considera-se os princípios do design universal; a seção dois contempla os recursos e adaptações da tecnologia assistiva; a seção três corresponde aos elementos da ergonomia cognitiva; e a seção quatro incorpora a escuta, empatia, interação e colaboração a partir da teoria sociointeracionista. Para cada seção realizou-se breve descrição orientadora que foram divididas em: recursos, atividades, participação dos alunos e ações do professor. Para cada uma se estabeleceu as seguintes complementações: aplica; não se aplica, aplica parcialmente. Quando são aplicados de forma parcial, podem ser adicionadas observações indicando a reformulação do projeto. Conclui-se que as bases conceituais e teóricas que resultaram na construção do framework ampliam o que se entende por acessibilidade na educação a distância.

Biografia do Autor

Paula Carolei, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Professora

Doutora em Educação. Especialista em Multimídia em Negócios e Educação. Pedagoga. Bióloga. Professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Núcleo da Universidade Aberta do Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação em Mídias.

Cícera Aparecida Lima Malheiro, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Professora

Doutora em Educação. Mestra em Educação Especial. Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Planejamento e Implementação e Gestão da Educação a Distância. Graduada em Educação Física. Licenciada em Pedagogia. Docente colaboradora na Unifesp/Reitoria.

Lincoln Luis Carneiro, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Estudante

Graduado em Letras (Português). Professor. Estudante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Carolei, P., Malheiro, C. A. L., & Carneiro, L. L. (2020). Framework de acessibilidade: construção de um protótipo para projetos de design educacional inclusivos na Educação a Distância. InFor, 6(2), 196–224. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/526

Edição

Seção

Artigos