Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos – experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp

Autores

  • Gabriela Alias Rios Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Soellyn Elene Bataliotti Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Educação a Distância, Acessibilidade, Deficiência Visual

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as características que precisam ser levadas em consideração no processo de produção de materiais didáticos digitais audiodescritos. As conclusões apresentadas são pontuadas a partir do trabalho desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (NEaD/Unesp), para os materiais dos cursos do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Este estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa e descritiva, visto que são descritos os materiais produzidos para a modalidade a distância. Para tanto, os diversos tipos de materiais disponibilizados no curso foram listados e suas características que remetem à implementação da audiodescrição, explanadas. Como resultados, são trazidas algumas diretrizes que podem ser adotadas ao produzir um material didático-pedagógico digital com audiodescrito, bem como as dificuldades ainda enfrentadas no NEaD/Unesp.

Biografia do Autor

Gabriela Alias Rios, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Gabriela Alias Rios é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Metodologia do Ensino de Língua Materna e Estrangeira pela Uninter. Foi professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e atuou como tutora virtual. No Núcleo de Educação a Distância da Unesp foi revisora de materiais didáticos e audiodescritora.

Soellyn Elene Bataliotti, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Soellyn Elene Bataliotti é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Técnicas e Métodos de Pesquisa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI). Atualmente é designer educacional no Núcleo de Educação a Distância da Unesp.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Líder do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Foi coordenadora geral de políticas pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC).

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

Referências

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Rios, G. A., Bataliotti, S. E., Schlünzen, E. T. M., & Schlünzen Junior, K. (2016). Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos – experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. InFor, 1(1), 95–109. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/12

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