A percepção da avaliação na aprendizagem na modalidade do ensino a distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe

Autores

Palavras-chave:

educação, educação a distância, avaliação, avaliação em ead, tecnologias digitais da informação e comunicação,

Resumo

Esse trabalho teve como finalidade compreender a percepção da avaliação da aprendizagem na modalidade do ensino à distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe, com o objetivo de verificar se a carga horaria é, na visão dos alunos, suficiente e se a forma como foram feitas as avaliações das disciplinas favoreceu o aprendizado, atentando para isso aos elementos avaliativos, sendo eles o fórum de discussão pra disciplinas de até 12 horas/aula e para disciplinas com mais de 12 horas/aula, além do fórum de discussão, uma tarefa. Para embasamento teórico deste trabalho, foram utilizados os textos de Luckesi (2008), Vidal (2010), Maia (2010) e outros, bem como o Censo da Educação Superior (2013) – INEP, e a legislação vigente sobre a estruturação matrizes curriculares dos cursos de formação inicial e continuada da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/Ce. Como metodologia aplicada fez-se uso da pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico foi a pesquisa in loco com os alunos que participaram do Curso de habilitação a Sargento da PMCE. Após analisar as respostas ao questionário proposto e a percepção da avaliação da aprendizagem, constatou-se que o a aplicabilidade do curso no ambiente virtual proporcionou uma experiência de autonomia e aprendizagem, associado a instrumentos de avaliação, e que diretamente possa a ter como resultado, um melhor desempenho em suas funções do dia a dia da atividade policial militar. 

Biografia do Autor

Erika Bataglia Costa, UCSF

Doutoranda em Ciencias da Educação, Mestre em filosofia, Licenciada em Filosofia e Pedagogia, Psicopedagoga e tutora à distância

Alexsandro Soares Barros, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Gestão de Ensino a Distância.

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Publicado

19-05-2017

Como Citar

Costa, E. B., & Barros, A. S. (2017). A percepção da avaliação na aprendizagem na modalidade do ensino a distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe. InFor, 2(1), 289–309. Recuperado de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor2120164

Edição

Seção

Artigos