O processo de alfabetização de surdos a partir de uma abordagem bilíngue: desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa

Authors

  • Dominique Galdino Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Candida Soares Del-Masso Universidade Estadual Paulista (Unesp), Núcleo de Educação a Distância, São Paulo/SP
  • Andréia de Carvalho Lopes Universidade Estadual Paulista (Unesp), Núcleo de Educação a Distância, São Paulo/SP

Keywords:

Alfabetização, Educação Especial, Surdez.

Abstract

Ao pensar a alfabetização de surdos dentro de uma abordagem bilíngue, pode-se afirmar que é um assunto desafiador, pois além da aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), as crianças e jovens surdos têm de aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita. A presente pesquisa buscou contextualizar um pouco do histórico da educação de surdos até os dias de hoje, explicando brevemente sobre as diferentes abordagens adotadas ao longo da história. Fez-se um levantamento dos autores que tratam sobre a alfabetização de surdos, assim como dos direitos previstos pela legislação em âmbito municipal e federal.  O objetivo deste trabalho foi tentar compreender o processo de alfabetização de Surdos na prática, isto é a partir da visão do educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, dentro de um polo bilíngue na zona sul de São Paulo, com as professoras das Salas Bilíngues, buscando compreender a partir dos dados coletados, quais os principais desafios encontrados para o desenvolvimento do trabalho de alfabetização e letramento, como também analisar a concepção de ensino bilíngue da rede municipal. Foi possível analisar que há muitos desafios que precisam ser superados, como a falta de conhecimento da LIBRAS pelas famílias e pessoas próximas da criança surda. Devido a isso, muitas vezes, as crianças chegam a escola sem conhecer muito de sua língua materna, precisando desenvolver um trabalho pedagógico para o ensino da LIBRAS, para somente após desenvolver o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. A partir de reflexões, percebe-se que há desafios que são difíceis de ser superados somente pela escola, precisa-se de um envolvimento de toda a sociedade para que haja não só a inclusão escolar, mas principalmente a social.

 

Palavras-chave: Alfabetização; Educação Especial; Surdez.

Author Biography

Dominique Galdino Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Lcenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). Formada em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2016). Especialista em Educação Especial com ênfase na área da Surdez pela Universidade Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP (2017). Atuou em classes de Ensino Fundamental I em escolas particulares. Posteriormente, em 2015, ingressou no serviço público municipal atuando como professora em escolas de Educação Básica. Atualmente é professora no CEU EMEF Mário Fittipaldi, onde atua com o Ensino Fundamental I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, no ciclo inicial (1º ao 3º ano), já atuou com os anos finais do Ensino Fundamental I.

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: versão atualizada até a Emenda n. 99/2017. Disponível em: http://goo.gl/HwJ1Q. Acesso em: 15 mar. 2018.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, abr. 2002. Disponível em: http://goo.gl/WTAvU. Acesso em: 28 mar. 2014.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2005. Disponível em: http://goo.gl/PZeqKe. Acesso em: 30 jun. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: http://goo.gl/3YQoF. Acesso em: 15 mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 12, jul. 2015. Disponível em: https://goo.gl/JaTAZA. Acesso em: 30 jun. 2018.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Fundamentos históricos e legais da educação da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Brasil. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014. 14 f. Disponível em: https://goo.gl/4ZawvM. Acesso em: 30 jul. 2018.

CARDOSO, Dionizia Valéria Clementino Santos; LEANDRO, Patrícia Monteiro. Educação Especial e Educação Inclusiva. In:

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize, 2015. v. 1, p. 1-13. Disponível em: https://goo.gl/BcjggG. Acesso em: 24 mar. 2017.

DEL-MASSO, Maria Cândida Soares; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira; COTTA, Maria Amélia de Castro. Instrumentos e Técnicas de Pesquisa. Unesp. Marília. 2012. Acesso restrito. Disponível em: https://edutec.unesp.br/moodle/. Aceso em: 30 jun. 2018.

FERNANDES, Sueli. Letramentos na educação bilíngue para surdos. 2006. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/19604.pdf. Acesso em: 30 jan. 2017.

GUGEL, Maria Aparecida. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Florianópolis: 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 30 jun. 2018.

QUADROS, Ronice Muller de. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/Exclusão. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 5, p. 81-111, jan. 2003. ISSN 2175-8050. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1246. Acesso em: 24 maio 2017.

LACERDA, Cristina B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, p. 68-80, Sept. 1998. Disponível em: https://goo.gl/nhbiy4. Acesso em: 30 jun. 2018.

OLIVEIRA, A. A. S.; DRAGO, S. L. S. A gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Inclui. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online], v. 20, n. 75, p. 347-372, 2012.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educ. Rev., Curitiba, n. Spe-2, p. 143-157, 2014. Disponível em: https://goo.gl/8EdxRs. Acesso em 30 jun. 2018.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. O Ensino da Língua Portuguesa para surdos. Revista Nova Escola (Ed.). 2015. Disponível em: www.revistanovaescola.com. Acesso em: 30 jan. 2017.

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O direito da pessoa com deficiência: marcos internacionais. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014. 13 f. 2014. Disponível em: https://goo.gl/5WG4JJ. Acesso em: 30 jun. 2017.

ROGALSKI, Solange Menin. Histórico do surgimento da Educação Especial. Revista de Educação do Ideau, Uruguai, v. 5, n. 12, p.2-13, dez. 2010. Disponível em: https://goo.gl/UaLxrB. Acesso em: 30 jun. 2018.

SÃO PAULO (Município). Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011. Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: https://goo.gl/T6t9JB. Acesso em: 30 jun. 2018.

SÃO PAULO (Município). Regulamenta o Decreto nº 52.785, de 10/10/11, que criou as Escolas de Educação Bilíngue para Surdos (Emebs) na rede municipal de ensino e dá outras providências. Portaria nº 5.707, de 12 de dezembro de 2011. Disponível em: https://goo.gl/CH8Gdc. Acesso em: 30 jun. 2018.

SÃO PAULO (Município). Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: https://goo.gl/3Tgfup. Acesso em: 30 jun. 2018.

SÃO PAULO. Regulamenta o Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016, que “Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva.”. Portaria nº 8.764 de 23 de dezembro de 2016. Disponível em: https://goo.gl/V36Lm8. Acesso em: 30 jun. 2018.

SANCHES, Isabel; TEODORO, António. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 8, n. 8, julho 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/691. Acesso em: 21 mar. 2017.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 14, n. 40, p.143-155, jan/abr 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12. Acesso em: 27 fev. 2017.

Published

2018-06-30

How to Cite

Galdino Silva, D., Del-Masso, M. C. S., & Lopes, A. de C. (2018). O processo de alfabetização de surdos a partir de uma abordagem bilíngue: desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa. InFor, 4(1), 113–142. Retrieved from https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/458

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)