O processo de alfabetização de surdos a partir de uma abordagem bilíngue: desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa

Autores/as

  • Dominique Galdino Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Candida Soares Del-Masso Universidade Estadual Paulista (Unesp), Núcleo de Educação a Distância, São Paulo/SP
  • Andréia de Carvalho Lopes Universidade Estadual Paulista (Unesp), Núcleo de Educação a Distância, São Paulo/SP

Palabras clave:

Alfabetização, Educação Especial, Surdez.

Resumen

Ao pensar a alfabetização de surdos dentro de uma abordagem bilíngue, pode-se afirmar que é um assunto desafiador, pois além da aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), as crianças e jovens surdos têm de aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita. A presente pesquisa buscou contextualizar um pouco do histórico da educação de surdos até os dias de hoje, explicando brevemente sobre as diferentes abordagens adotadas ao longo da história. Fez-se um levantamento dos autores que tratam sobre a alfabetização de surdos, assim como dos direitos previstos pela legislação em âmbito municipal e federal.  O objetivo deste trabalho foi tentar compreender o processo de alfabetização de Surdos na prática, isto é a partir da visão do educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, dentro de um polo bilíngue na zona sul de São Paulo, com as professoras das Salas Bilíngues, buscando compreender a partir dos dados coletados, quais os principais desafios encontrados para o desenvolvimento do trabalho de alfabetização e letramento, como também analisar a concepção de ensino bilíngue da rede municipal. Foi possível analisar que há muitos desafios que precisam ser superados, como a falta de conhecimento da LIBRAS pelas famílias e pessoas próximas da criança surda. Devido a isso, muitas vezes, as crianças chegam a escola sem conhecer muito de sua língua materna, precisando desenvolver um trabalho pedagógico para o ensino da LIBRAS, para somente após desenvolver o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. A partir de reflexões, percebe-se que há desafios que são difíceis de ser superados somente pela escola, precisa-se de um envolvimento de toda a sociedade para que haja não só a inclusão escolar, mas principalmente a social.

 

Palavras-chave: Alfabetização; Educação Especial; Surdez.

Biografía del autor/a

Dominique Galdino Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Lcenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). Formada em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2016). Especialista em Educação Especial com ênfase na área da Surdez pela Universidade Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP (2017). Atuou em classes de Ensino Fundamental I em escolas particulares. Posteriormente, em 2015, ingressou no serviço público municipal atuando como professora em escolas de Educação Básica. Atualmente é professora no CEU EMEF Mário Fittipaldi, onde atua com o Ensino Fundamental I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, no ciclo inicial (1º ao 3º ano), já atuou com os anos finais do Ensino Fundamental I.

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Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Galdino Silva, D., Del-Masso, M. C. S., & Lopes, A. de C. (2018). O processo de alfabetização de surdos a partir de uma abordagem bilíngue: desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa. InFor, 4(1), 113–142. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/458

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