Reflexividade das práticas do cotidiano nas políticas de inclusão educacional: um olhar sobre as comunidades moçambicanas

Autores/as

  • Amisse Alberto Universidade Rovuma de Moçambique

Palabras clave:

Deficiência. Cotidiano. Política. Inclusão. Educação.

Resumen

No presente texto faz-se uma reflexão em torno das práticas do cotidiano e sua relação com a política educacional inclusiva. Por meio da revisão de literatura e da pesquisa documental foram analisadas a constituição das comunidades moçambicanas e suas práticas educacionais da vida cotidiana com destaque para a solidariedade e a primazia pelos interesses da coletividade. Dessa análise constatou-se que a especificidade e o significado das práticas cotidianas influenciam nas dinâmicas da política educacional inclusiva e, por conta disso, a presença de alunos com deficiências no sistema educacional se caracteriza como incipiente, fato que permitiu concluir que a política educacional inclusiva encontra-se como perdedora no contexto da reflexividade com as práticas da vida cotidiana.

Biografía del autor/a

Amisse Alberto, Universidade Rovuma de Moçambique

Docente da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Rovuma de Moçambique.

Doutorando na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

Citas

ALTUNA, P. R. R. A. Cultura tradicional Banto. Luanda: Edição do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, 1993.

COLL, C. et al. Desenvolvimento Psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2008.

CORREIA, L. M. Educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais. In: MARTINS, A. P. L.; TAVARES, F. A. C. (Org.). Desafiando os caminhos da educação inclusiva em Cabo Verde: atas do 1º congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. Praia, Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde e Universidade do Minho, CIEd, 2014. p. 11-29. Disponível em: https://www.unicv.edu.cv/images/CEICV_ATAS_FINAL1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

CORREIA, L. M. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um guia para educadores e professores. Coleção Necessidades Educativas Especiais. Porto: Porto Editora, 2010.

GOLIAS, M. Sistemas de educação em Moçambique: passado e presente. Maputo: Escolar, 1993.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

LACASA, P. Ambiente familiar e educação escolar: a interseção de dois cenários educacionais. In: COLL, C. et al. (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia da educação. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2004. p 94-106.

MANGRASSE, L. A ideologização do processo de alfabetização e educação de jovens e adultos na Província de Nampula, Moçambique, no período de 1975 a 2003: tensão entre fatores políticos e culturais. 2004. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

MANTOAN. M. T. E. Inclusão escolar O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MOÇAMBIQUE. Alunos com deficiências diversas na escola regular – Província de Nampula. Moçambique: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, Departamento de Direccão Pedagógica, Gestão e Garantia da Qualidade, [2013]. Disponível em: http://www.mined.gov.mz/DPEC/DPECT/Pages/DDP.aspx. Acesso em: 20 ago. 2020.

OLIVEIRA, F. I. W.; PROFETA, M. S. Educação inclusiva e alunos com necessidades educacionais especiais. In: OLIVEIRA, A. A. S.; OMOTE, S.; GIROTO, C. R. M. (Org.). Inclusão Escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Cultura Acadêmica e Fundepe, 2008. p. 79-91.

PANIAGUA, G. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In: COLL, C. et al. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2004. p 330-346.

SADE, R. M. S.; CHACON, M. C. M. Os meandros familiares, escolares e sociais da construção da identidade do deficiente. In: OLIVEIRA, A. A. S.; OMOTE, S.; GIROTO, C. R. M. (Org.). Inclusão Escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Cultura Acadêmica e Fundepe, 2008. p. 93-110.

SILVA, L. A deficiência como expressão da diversidade: contributos da pedagogia social. Cadernos de Pedagogia Social, Lisboa, n. 3, p. 75-90, 2009.

Publicado

2020-09-16

Cómo citar

Alberto, A. (2020). Reflexividade das práticas do cotidiano nas políticas de inclusão educacional: um olhar sobre as comunidades moçambicanas. InFor, 6(1), 28–44. Recuperado a partir de https://ojs.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/515